Descubra quais são os nutrientes essênciais para saúde da visão

Os olhos são nosso principal órgão sensorial — 80% de nossas percepções vêm de nossos olhos.

Consumimos alimentos como frutas e vegetais para nos manter saudáveis, mas é igualmente importante garantir a boa saúde dos nossos olhos com nossa dieta.

Ômega-3, vitaminas, pigmentos e outros antioxidantes como o suplemento Oculax são nutrientes muito importantes para a saúde visual.

Recomenda-se uma dieta saudável e equilibrada desde cedo para alimentar os olhos de forma ideal com vitaminas, fibras e minerais.

As vitaminas A, C e E aumentam especialmente o conforto visual através de um melhor suprimento sanguíneo, visão mais nítida ou adaptação ao chiaroscuro.

Eles também podem ser úteis na luta contra doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular (DMRI) ou catarata.

Vitamina A, essencial para a retina

A retina é composta por células e varas específicas em forma de cone, que transformam a luz em impulsos nervosos interpretados em imagens pelo cérebro.

Cones (envolvidos na visão diurna) e palitos (visão noturna) precisam de vitamina A para funcionar.

A vitamina A é, portanto, essencial para a visão diurna e noturna, boa adaptação do olho à escuridão, mas também para uma boa irrigação ocular e para evitar olhos secos, você pode encontrar este nutriente no suplemento Oculax.

Olhos secos, cataratas, AMD… A deficiência de vitamina A pode causar sintomas como diminuição da acuidade visual, olhos secos e pode promover catarata e degeneração macular relacionada à idade (ou DMRI, uma condição que afeta a parte central da retina) confira aqui os benefícios e como tomar as precauções necessárias.

Quais alimentos reabastecer a vitamina A? Consome regularmente ovos (vitamina A está presente principalmente no Oculax), fígado de vitela, manteiga, carne, peixe, mas também cenouras, tomates, damascos, espinafre, abóbora, alface, pimentão, melão…

Como a vitamina D ajuda a aliviar os olhos secos?

É interessante notar que partes do olho, como a camada externa da córnea e a lente, são compostas por receptores de vitamina D.

A vitamina D tem sido estudada várias vezes na tentativa de determinar seu impacto nos olhos secos.

Embora ainda não se saiba se os suplementos de vitamina D impedem o último, eles parecem pelo menos aliviar seus sintomas, um deles é o Oculax recomendado pela Nutricionista Marisa Andrade.

De acordo com alguns pesquisadores, a aplicação tópica de vitamina D seria um método eficaz para prevenir olhos secos.

Como muitos estudos correlacionam a deficiência de vitamina D com um risco aumentado de olho seco, os oftalmologistas podem se beneficiar da análise dos níveis sanguíneos de vitamina D em seus pacientes que sofrem de olhos secos.

A deficiência de vitamina D está associada à hiperosmolaridade (aumento do nível de sal) de lágrimas e disfunção do filme lacrimal.

Reconhece-se que a inclusão de vitamina D na dieta de um paciente com olho seco promove a produção de lágrimas, de acordo com nosso Blog de Saúde Jornal Montes Claros, reduz a inflamação na superfície do olho, estabiliza a qualidade das lágrimas e aumenta a eficácia dos efeitos do fármaco no tratamento da secura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *